Conheça os novos conceitos e as tendências em estação de trabalho para escritório

Assim como a decoração e o design de residências mudam ao longo dos anos, a dos espaços comerciais e de escritório também se transformam. Um brasileiro que trabalha 40 horas por semana passará cerca de 2.000 horas no trabalho ao longo do ano. Por isso, é muito importante que a estação de trabalho se adéque às novas gerações de trabalhadores, aos diferentes modelos de negócio e às demandas do mercado.

O escritório moderno preocupa-se não apenas em ser funcional, mas também em reduzir o estresse do colaborador e promover sua saúde física e emocional. Conceito aberto, acessibilidade, sustentabilidade e ergonomia aumentam a integração social e o compartilhamento de ideias, proporcionando mais qualidade de vida e produtividade.

Confira, agora, algumas tendências para escritórios e como elas podem afetar positivamente a performance dos colaboradores.

Luz natural e visão para o lado de fora

A ideia de escritório com pouca ou nenhuma luz natural, janelas pequenas e nenhuma visão para o lado de fora ficou para trás. A tendência é explorar ao máximo a claridade do dia, pois além de ser mais aconchegante e confortável aos olhos de quem está nas estações de trabalho, ajuda na produtividade dos colaboradores.

Assim, janelas grandes, persianas que possam ser abertas e visão para o lado de fora fazem parte da decoração dos ambientes de trabalho. Espaços ao ar livre, como varandas e decks, também são aliados do bem-estar no escritório.

Sala de descompressão

Você já ouviu falar desse tipo de ambiente? A sala de descompressão é um lugar onde os colaboradores podem se desconectar um pouco do trabalho e aliviar as tensões, para depois retornar às suas atividades, revigorados e mais produtivos. É muito útil para quem precisa tomar muitas decisões importantes ao longo do dia e para aqueles que têm atividades ligadas à criatividade.

Esse espaço pode contar com sofás, televisão, cafeteira, máquina de snacks e o que mais ajudar os colaboradores a relaxar.

Área de lazer para os colaboradores

Um pouco diferente das salas de descompressão, a área de lazer tem o objetivo de promover a socialização. Em vez de frequentá-la para relaxar durante o trabalho, ela serve para as horas vagas. É o ponto de encontro da hora do almoço, de um happy hour, da comemoração do aniversário de alguém e das atividades em grupo, como ginástica laboral.

Para que esse espaço fique ainda melhor, aposte em local com uma bela vista, decoração e paisagismo. Puffs, poltronas, bancos, áreas sombreadas e com sol também deixam o local mais agradável.

Bicicletário

As atividades físicas são essenciais para a saúde dos colaboradores. Uma boa forma de inserir esse hábito na rotina deles é oferecer um bicicletário seguro e incentivá-los a ir ao escritório pedalando. Um bom vestiário para trocar de roupa e tomar uma ducha são um empurrão a mais.

Além de ambientalmente correta, a prática no início e no final do dia ajuda a dar energia e relaxar, respectivamente. O colaborador também evita estresse com o trânsito e, em muitos casos, pode demorar menos ou o mesmo tempo para fazer o trajeto de bicicleta, comparado com transporte público ou carro.

Estação de trabalho acessível e ergonômica

A acessibilidade e a ergonomia são outras tendências das novas estações de trabalho. É preciso considerar diferentes tipos de pessoas, com limitações ou não. Nesse sentido, a ergonomia oferece soluções para uma interação adequada entre as pessoas e os elementos que compõem o ambiente.

Uma estação de trabalho moderna é acessível às pessoas com deficiência, com espaços para circulação e utilização de todas as áreas do escritório. Ofereça a todos cadeiras e mesas confortáveis, uma organização prática e simples dos objetos e garanta que tudo funcione. Os próprios colaboradores são aliados na busca por deixar o ambiente mais confortável.

Esses novos conceitos mostram que o escritório está deixando de ser apenas um espaço de trabalho, para se tornar, também, um lugar agradável de se estar. O empreendimento Black Office Class, do Grupo Lumis, traz todas essas e outras tendências em um espaço corporativo moderno e tecnológico.

Com escritórios de diferentes tamanhos, o Black Office conta com espaços de convivência, como a Group Class, a Sky Class, a Relax Class e a Meeting Class (salas para reuniões), três modernos elevadores, bicicletário, vestiários e muito mais. Tudo isso em uma localização privilegiada, no bairro Estreito, em Florianópolis.

Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre o Black Office.