Confira 5 dicas para quem deseja ir trabalhar de bike

As cidades estão cada vez mais preocupadas com a mobilidade e o fluxo contínuo de carros, pois há ligação entre a poluição e o engarrafamento com a saúde mental da população. Muito tempo parado no trânsito não só deixa as pessoas mais estressadas, como emite mais gases nocivos à atmosfera.

O resultado disso é um ar com pior qualidade, riscos à respiração, maiores níveis de estresse e menos capacidade de trabalho. Assim, prefeituras ampliam e melhoram as condições das ciclovias, tentando estimular que as pessoas aproveitem a facilidade para ir trabalhar de bike.

Enquanto cria uma rotina mais saudável, você usa um meio de transporte ecológico e prático. O que acha dessa ideia? Confira nossas dicas para começar com o pé direito sua jornada de bike até o trabalho. Boa leitura!

1. Fique dentro da lei

É importante conhecer as regras do trânsito brasileiro antes de colocar o pé na estrada — ou no pedal, melhor dizendo. Mesmo sendo apenas uma atividade de ciclismo e não precisando de placa, antes de ir para o trabalho, sua bike precisa ser equipada com:

  • retrovisor do lado esquerdo;
  • buzina;
  • iluminação dianteira e traseira;
  • adesivos refletores nas laterais e pedais da bike.

Além disso, os equipamentos de segurança — capacete, cotoveleira e joelheira — não são obrigatórios, porém necessários para evitar machucados em caso de acidentes.

2. Conheça o trajeto

Outro ponto importante é o caminho que você percorrerá até o trabalho. Observe a localização da empresa e da sua casa, vendo quais possibilidades de percurso você tem. Opte por aquela que é mais segura para andar de bike, isso significa que as vias precisam ter:

  • ciclovia ou acostamento;
  • sinalização e, de preferência, pavimentação;
  • trânsito de leve a moderado;
  • boa iluminação.

Além disso, antes de oficializar a ida ao trabalho com bicicleta, aproveite o fim de semana para fazer o trajeto pelo menos uma vez e entender como é o fluxo de carros e costumes dos motoristas da região — se dão seta, buzinam ou sempre furam o sinal amarelo.

Uma sugestão aqui é escolher caminhos que passem por parques, assim você aproveita o contato com a natureza.

3. Prepare seu kit

Ir para o trabalho de bicicleta e vestido com roupa social ou uniforme não é uma boa ideia, pois você pode acabar rasgando, amassando ou sujando as peças. O legal é preparar um pequeno kit com mudas específicas, além de desodorante, duas toalhas e água, porque você suará muito e precisará manter a hidratação.

4. Confira o clima

Existem muitos benefícios em praticar atividades ao ar livre, mas com certeza tomar um banho de chuva enquanto vai ao trabalho de bike não é um deles. Então, uma boa dica é sempre checar a previsão do tempo para saber se realmente é uma boa opção ir de bicicleta ou se você deve pegar outra alternativa.

5. Faça manutenção

Sua amiga bicicleta precisa de atenção também, por isso não se esqueça de fazer manutenções preventivas. Passe de vez em quando em postos de gasolina para calibrar os pneus — alguns fazem isso até de graça para sua bike. Veja se a correia está bem engraxada para evitar que o pedal tranque, pois você pode cair no meio da rua desse jeito.

Um bom motivo para ir trabalhar de bike é fazer os trajetos próximos a áreas verdes e praças, pois ter plantas dentro de casa não é suficiente para um contato adequado com a natureza. Assim você aproveita as horas livres para curtir o exterior, só não se esqueça do seu kit de pedaladas e de manter a hidratação.

O que achou das nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e família para que eles também pratiquem essa ideia!