Como ser aprovado no financiamento? Aprenda os 5 truques cruciais!

Sair do aluguel e finalmente pegar as chaves da casa própria é um sonho, não é mesmo? Mesmo assim, muitas pessoas ainda sofrem com as dificuldades em poupar e com as dúvidas sobre como ser aprovado no financiamento imobiliário. Junto com a burocracia, essas etapas assustam aqueles que querem dar entrada em um imóvel. A boa notícia é que existem formas de aumentar suas chances!

Se você pretende financiar um imóvel e tem dúvidas sobre como ter o cadastro aprovado, este post é para você. Confira 5 truques incríveis para conseguir isso de uma vez por todas.

1. Faça o cadastro positivo

O cadastro positivo é uma iniciativa do Serasa que informa bancos, financeiras e empresas a respeito dos bons pagadores. A ideia é estimular as pessoas a pagarem seus parcelamentos e suas contas sem atraso.

No caso do financiamento habitacional, , além de mais chances de ter o cadastro aprovado, a pessoa com cadastro positive ainda pode ser beneficiada com juros e taxas menores. Tudo depende da política de cada instituição e da sua conversa com o gerente.

2. Tenha seus comprovantes de renda

A análise da renda do interessado em financiamento habitacional é uma das etapas mais importantes do cadastro. Isso porque o banco precisa ter a certeza de que você está apto a arcar com todos os custos que a operação exige.

Para aumentar as chances, separe todos seus comprovantes de renda, como holerites, extratos bancários recentes, declaração de imposto de renda e comprovantes de pagamento.

3. Limpe seu nome

Não adianta bater o pé: nenhum banco ou financeira aprova cadastro de pessoas negativadas. Como o financiamento é uma dívida cara e extensa, as instituições preferem não correr o risco com aqueles que têm score bancário baixo e pendências não pagas.

Se você quer um cadastro aprovado para financiamento, confira no site do Serasa como está o seu CPF. Lá você terá acesso às dívidas que precisam ser pagas. Feito isso, entre em contato com as empresas e negocie o pagamento dos atrasados. Você pode conseguir bons descontos se puder pagar à vista.

4. Abra uma conta no banco em que pretende financiar o imóvel

Depois de pesquisar todas as taxas de juros, é conveniente abrir uma conta-corrente no banco de interesse. Como eles têm acesso a toda sua movimentação financeira, fica mais fácil ver como você se relaciona com suas contas – mesmo que sejam parceladas.

O ideal é que você mantenha a conta por alguns meses antes de tentar a aprovação do financiamento e as dívidas pagas em dia para ter argumentos de bom pagador. Muitas vezes, além de serem aprovados, os correntistas ainda são beneficiados com taxas de juros menores do que as praticadas habitualmente.

5. Ofereça uma entrada mais alta

Poder pagar a entrada mais alta possível é um grande truque de como ser aprovado no financiamento imobiliário. Esse primeiro pagamento determina quanto vão custar suas parcelas e ajudam muito na hora da aprovação.

Se você acha que o valor de entrada é insuficiente, converse com o seu gerente e veja as possibilidades de usar o valor do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Demonstrar comprometimento com a compra e com as parcelas fazem com que o banco entenda que você vai arcar com seus compromissos.

Viu como conhecer alguns truques pode facilitar sua aprovação para financiamento habitacional? Basta poupar e resolver qualquer problema que exista em seu CPF.

Agora que você sabe como ser aprovado no financiamento, não deixe de assinar nossa newsletter! Você receberá nossos conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!