Veja como preparar um terreno para construir e dê início às obras! 

Geralmente, quem busca por um imóvel moderno e com infraestrutura diferenciada prefere começar a obra do zero. Por isso, é importante saber como preparar um terreno para construir a casa dos sonhos. Além da possibilidade de ter o lar ideal, do jeito que você sempre quis, um terreno tem um investimento inicial vantajoso e se valoriza com o passar dos anos.

Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar por que é necessário fazer a preparação correta do seu terreno antes de construir. A seguir, você confere os primeiros passos para começar a construção e pode ter uma ideia dos custos e outros detalhes que merecem atenção. Acompanhe!

Como preparar um terreno para construir

Assim que você adquire um terreno, é fundamental trabalhar em um bom projeto arquitetônico. Afinal, é esse documento que vai orientar toda a preparação da área, a fim de que a construção ocorra da melhor forma, sem imprevistos no processo ou dores de cabeça futuras.

O procedimento, apesar de simples, envolve várias etapas e, por isso, é importante ter conhecimento sobre todas as fases de preparo da base do seu imóvel. Isso proporciona segurança à família, além de garantir uma construção resistente, duradoura e de qualidade incontestável.

Demarcação

A primeira coisa a se fazer é demarcar seu terreno. Você pode usar piquetes, alambrados, muros de alvenaria, entre outras opções. A ideia é orientar sua equipe de obras adequadamente sobre os limites da área — garantindo que nada seja projetado fora do espaço do seu lote. Além disso, já comece a correr atrás do alvará de construção, pois não dá para iniciar sua obra sem ele!

Nivelamento e terraplanagem

A topografia do terreno é algo crucial para o sucesso da obra. Logo, é preciso definir se ela será em aclive ou em declive, garantindo o melhor nivelamento para a situação. Dependendo de alguns casos, é necessário que você corte o terreno ou realize aterros, a fim de entregar a terraplanagem adequada para o início da construção, evitando problemas sérios como deslizamentos ou erosões.

Sondagem

Principalmente em construções maiores, você deve garantir a segurança da obra por meio da sondagem do solo. É nesse momento que você descobre as características essenciais do terreno, sua resistência e condições estruturais — são retiradas amostras do solo do lote e elas são analisadas por laboratórios especializados, que emitem um relatório. Com isso, você elimina erros nos cálculos de fundação e garante mais precisão no levantamento do imóvel.

Armazenamento dos materiais

No momento da demarcação do terreno você já pode cuidar de fechá-lo com tapumes ou muros. Tal atitude protege e dá maior segurança à equipe, além de evitar furtos de material de construção. Se preferir, monte uma pequena casa ou alugue um contêiner a fim de que todos os produtos e equipamentos utilizados fiquem armazenados adequadamente. Além de preservar o material de trabalho, você mantém o local organizado e limpo.

Muita gente também se preocupa com a questão financeira em relação ao preparo do terreno. A verdade é que cada situação pede um orçamento diferente, dependendo do tipo de solo, do grau de dificuldade para realizar o nivelamento e dos preços adotados na sua região.

Portanto, pesquise com atenção e tenha em mente que os custos referentes à preparação inicial da obra são específicos para cada caso. Desse modo, considere todas as etapas de como preparar um terreno para construir e conte com ótimos profissionais para orientar e auxiliar você nessa caminhada.

Agora que você já tem as dicas certas para preparar seu terreno, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!