Como planejar edículas na área externa da casa

Realizar o projeto da casa própria é o momento  importantes e prazeroso depois de efetuar a compra de um terreno residencial. Planejar o melhor uso de cada metro quadrado, o tamanho e posição da casa, metragem de cada cômodo, como será a área externa, disposição do jardim demanda tempo e boas pesquisas de referência para construir tudo como o planejado.

Foi-se o tempo em que construir uma área externa em casa era sinônimo de ter o  “quarto da bagunça” ou “depósito”. Hoje é muito comum ter esse ambiente como uma extensão do imóvel que permite viver momentos de lazer que não seja dentro de casa. São as conhecidas edículas, construções que geralmente ficam na parte de trás de uma residência com elementos característicos como churrasqueira, cozinha, banheiro, mesas e sofás.

Aqueles que optam por construir e morar em uma casa, prezam por  um amplo espaço nas áreas comuns sendo essenciais para aproveitar bons momentos ao ar livre. Para quem tem filhos, é indispensável ter um ambiente desse onde as crianças podem aproveitar o dia-a-dia e ter mais contato com a natureza.

E as possibilidades para aproveitar esse cômodo são inúmeras, um café da manhã ao ar livre enquanto lê um bom livro, café da tarde para a família, uma festa de aniversário, churrasco com os amigos e muito mais.

Reunimos uma lista de elementos indispensáveis para você planejar a sua edícula e torná-la um ambiente versátil, confortável e moderno:

CHURRASQUEIRA

Quando se pensa em área externa a churrasqueira é a primeira coisa que vem a cabeça, né? Ela é o centro das atenções e muito importante na hora de compor o ambiente. Com diversos materiais, ela pode ser feita de maneira tradicional com tijolos, pré-moldada, de aço e até mesmo com vidro em volta.

BANCADAS

A influência das cozinhas americanas é predominante em projetos de edículas. Bancadas extensas são utilizadas para usar melhor os espaços e podendo servir como apoio no momento das refeições e integrando as pessoas que estão na cozinha ao oferecer banqueta para sentar.

PORTAS DE VIDRO

As portas corrediças de vidro são opções excelentes para quem gosta de ter um espaço mais arejado e com iluminação natural. Além disso, com as portas abertas o ambiente fica com a sensação de amplitude.

MÓVEIS

Por ser um ambiente utilizado principalmente nos fins de semana e em momentos de diversão e descontração, os móveis da edícula precisam ser confortáveis e convidativos. Algumas opções são sofás extensos com almofadas, poltronas grandes e espreguiçadeiras.

JARDIM VERTICAL E PLANTAS

Uma forma inteligente e barata é investir no paisagismo da edícula, vasos com plantas e jardins verticais chamam atenção e deixam o ambiente mais aconchegante.

PISCINA

Com piscina, a área externa se torna ideal para aqueles que gostam de aproveitar estações quentes, como o verão. Reunir amigos e família se torna frequente quando há um ambiente mais casual e integrado.