Como os revestimentos dão personalidade para um ambiente

Marcante na cultura portuguesa, os azulejos eram muito utilizados pelos portugueses ao formar grandes painéis com cenas das mais diversas ocasiões, passagens bíblicas, episódios de guerra, seres mitológicos ou somente a fim de decorar a fachada dos edifícios. Paredes inteiras eram revestidas por esse artefato onde a cor azul era predominante. As igrejas, conventos, palácios e até jardins eram alvos dessa decoração.

Com tamanha visibilidade, os azulejos passaram a ter mais espaços nas construções e arquitetura. Dessa forma, as possibilidades de uso decorativo aumentaram, fazendo com que a demanda de novas formas, cores e produtos fossem criadas.

Falar de decoração não é abordar somente os tipos de móveis para cada ambiente, o melhor tamanho para mesas de jantar e centro, o sofá ideal, luminárias, objetos decorativos, entre outros, é preciso pensar nos detalhes que farão a diferença para um ambiente se tornar chamativo, aconchegante e bonito.

Um dos protagonistas nesse quesito são os azulejos e revestimentos. Com diversas formas, cores, desenhos e texturas os azulejos adicionam personalidade em um cômodo. Se antes eles eram muito utilizados somente em banheiros e cozinha, hoje em dia eles dominam a sala, quarto, lavanderia, varandas, áreas externas, bancadas e em projetos mais ousados começam na parede e terminam no chão formando tapetes para a mesa na sala de jantar.

Os materiais para revestimentos são diversos, sendo os mais comuns as pastilhas, cerâmicas, ladrilhos hidráulicos e aqueles que formam mosaicos e outros com desenhos diversos. Cada um combinado com outros elementos transmite uma personalidade e contribui para a decoração se destacar e dar mais vida ao ambiente

É possível escolher os tipos e cores de revestimento que se adequa em cada lugar. Confira as dicas do que colocar em cada cômodo da casa ou apartamento:

LADRILHO HIDRÁULICO

Pode formar mosaicos com cores e formas variadas, estampas diferentes, formas geométricas, o ladrilho hidráulico se tornou uma das principais opções de revestimentos para cozinha, banheiro e até mesmo no chão para demarcar áreas ou em um ambiente inteiro.

PORCELANATO

Deixando de ser uma peça exclusiva para o chão, o porcelanato ganhou novas texturas e formas. É comum encontrar peças que imitam mármore, madeira, pedras entre outros. Pode ser utilizado nas paredes do quarto, sala e até banheiros. Dependendo apenas da decoração de cada ambiente.

PASTILHAS

Quadradas, em formato de concha, hexágonos, retangulares, coloridas as pastilhas encantam com a diversidade na hora de decorar a cozinha ou o banheiro. São diversas composições para dar vida ao ambiente.

AMADEIRADO

Na decoração os revestimentos que imitam a madeira ganham espaços nas salas, sacadas e áreas externas. É uma textura que chama atenção ao deixar o ambiente mais rústico.

CIMENTO QUEIMADO

Em ambientes modernos e com muita personalidade, o revestimento que imita cimento queimado é uma solução descolada e com baixo custo benefício. Paredes de escritório, sala, lavabo e quarto são ambientes perfeitos para essa aplicação.