Como comprar um imóvel financiado? Veja 4 dicas essenciais!

Todo mundo sonha com o conforto de ter uma residência própria, não é mesmo? Nessas horas, uma das opções mais procuradas é comprar um imóvel financiado. Esse é um processo cheio de vantagens e facilidades que colaboram com a realização do seu objetivo. Uma delas é adaptar as parcelas às receitas do comprador!

Para entrar de cabeça, é preciso conhecer os tipos de financiamento existentes e qual se encaixa melhor em sua realidade. Mas, independentemente do que for melhor para você, é preciso entender como comprar um imóvel financiado. Pensando nisso, preparamos 4 dicas para você realizar seu sonho de uma vez por todas. Saiba mais!

1. Confira a situação do seu CPF

O primeiro passo para quem está interessado em comprar um imóvel financiado é verificar a situação do CPF. Se seu nome está negativado, você precisa negociar as dívidas com as empresas. Mas não desanime, a boa notícia é que, em geral, você pode conseguir quitar tudo com grandes descontos.

Faça a pesquisa no site do Serasa Consumidor e verifique as empresas com as quais você precisa entrar em contato para quitar suas dívidas. Se tudo estiver certo, melhor ainda. É correr para a próxima etapa e ficar ainda mais próximo de ter o seu próprio lar!

2. Pesquise as melhores taxas bancárias

Embora todo mundo pense que a Caixa Econômica Federal tenha as taxas mais baixas do mercado, essa não é uma regra. Isso porque a competitividade aumentou, e as outras instituições podem oferecer índices semelhantes ou até mais baixos.

Além disso, se você for correntista e tiver uma boa reputação bancária, converse com seu gerente e veja quais condições ele poderá oferecer – elas costumam ser bastante vantajosas.

Escolher o banco onde se tem conta para financiar seu imóvel é uma das melhores ideias. Uma dica para auxiliar nos benefícios é se certificar de que seus pagamentos sejam feitos por essa conta. Quando o banco percebe seu comprometimento com as finanças, tudo fica mais fácil.

3. Simule o financiamento

Agora que você escolheu a instituição bancária, é hora de fazer uma simulação do financiamento do seu imóvel. Você pode fazer isso online ou diretamente com o seu gerente.

A simulação permite que você inclua dados como valor de entrada e valor do imóvel. Assim, você consegue ver o tempo de financiamento e quais serão os valores das parcelas.

Não se esqueça de que você pode usar o saldo total do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ajudar no pagamento. Conte com esse valor e veja a diferença que isso pode fazer no preço das suas parcelas. Além do mais, é possível investir naquele imóvel mais atrativo que você não sabia que podia comprar.

4. Reúna a documentação exigida

Agora que você já sabe quanto deverá pagar e por quanto tempo, é hora de reunir toda a papelada para dar entrada no pedido. Faça um checklist dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de endereço.

Se for utilizar o saldo do seu FGTS, também precisará apresentar os extratos atualizados. Você pode conseguir isso nas agências da Caixa Econômica Federal.

O financiamento não é um bicho de sete cabeças. Siga nossas dicas e veja como você pode realizar seu sonho com a fluidez e a calmaria com que sempre planejou.

Agora que você já sabe como comprar um apartamento financiado, não deixe de assinar nossa newsletter para aprender mais sobre o mercado imobiliário e conquistar seu sonho de forma prática!