Cobogó: o que é e como usar na decoração

Até hoje é muito comum perceber na arquitetura das construções árabes elementos vazados que permitem ventilação e iluminação natural. Esse tipo de construção é chamado de muxarabis, que nada mais é do que treliças de madeiras. Esse material conquistou o mundo árabe e estendeu-se para outras culturas pelo mundo.

Como exemplo dessa disseminação arquitetônica, temos o Brasil. Muitos elementos dos muxarabis foram implementados nas construções brasileiras de norte a sul do país. Em janelas de casarões antigos é muito comum observar essas treliças, iluminando os ambientes e dando a sensação de ver sem ser visto.

Diante desse intercâmbio cultural, três engenheiros pernambucanos buscaram inspirações no meio arquitetônico para aliviar o calor dentro das casas na região nordeste, conhecida pelas altas temperaturas em todas as estações do ano. Chegaram então ao conhecimento desses artefatos e que modificando alguns pontos, essas treliças de madeira poderiam ser substituídas por outro material vazado, com outras formas e com o custo benefício mais barato.

Foi então que Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is deram origem ao cobogó, o nome se dá pela união das primeiras sílabas dos últimos sobrenomes.

A criação original do cobogó foi feita a partir do cimento. Com o passar dos anos a utilização na construção civil se popularizou, a fabricação se tornou sofisticada e hoje é possível encontrar peças em cerâmica, vidro e argila.

Uma das formas mais eficazes de utilização do cobogó é a decoração atrelada a iluminação e ventilação nos ambientes. O custo é barato, pois há diversos tamanhos, formas, estilo e materiais.

Confira como utilizar os cobogós na decoração dos cômodos:

FACHADAS

As primeiras utilizações dos cobogós eram feitas nas fachadas das residências. Tinham como objetivo complementar a decoração e a arquitetura da construção. Aos poucos essa estrutura migrou para outros ambientes.

CORREDORES

Uma função muito utilizada é a formação de corredores com os cobogós. Considerado de baixo custo, é um jeito prático e moderno podendo dar uma identidade para o ambiente já que é possível escolher formas, cores e estilo.

SALA DE ESTAR/SALA DE JANTAR

Sendo um dos ambientes mais refinados em apartamentos ou casas, a utilização dos cobogós acaba integrando os ambientes, uma vez que vazados não transmitem a sensação de isolamento. Podendo também, contribuir para a decoração do espaço.

LAVANDERIA/COZINHA

Os cobogós de vidros permitem que o ambiente fique claro com a iluminação natural. Uma boa opção é realizar a divisão dos espaços entre a cozinha e a lavanderia. O ambiente ganha um elemento diferenciado e decorativo diferenciando cada cômodo.

BANCADAS

As cozinhas americanas em apartamentos podem ficar ainda mais charmosas ao trocar o balcão de alvenaria pelos blocos vazados, uma forma sutil e bonita de dividir os ambientes. Os espaços conversam entre si e deixam o ambiente mais harmonioso. As cores e formatos podem variar de acordo com a decoração. Uma opção é estender o tampo do balcão para servir como uma prateleira para quadros na sala, por exemplo.

PAREDES

Em apartamentos pequenos, a solução para dar sensação de espaço pode ser a substituição das paredes pelos cobogós. Os vazados produzem a sensação de amplitude, já que é possível visualizar os cômodos pelas partes vazadas.

ESCADAS

Ter iluminação natural nos ambientes é fundamental. Em escadas, os cobogós de vidro são os mais recomendados.

ÁREA EXTERNA

Ambientes de uso comum de empreendimentos e casas tem sido foco para os cobogós. Na área gourmet, por exemplo, é comum aproveitar a luminosidade do dia e aproveitar para deixar o ambiente mais aconchegante.

HOME OFFICE

Cada vez mais comuns, os escritórios para o home office dentro de casas e apartamento não precisam ser ambientes fechados, os cobogós permitem que o ambiente seja bem iluminado, moderno e harmonioso.

USO DECORATIVO

Os cobogós podem ser elementos de decoração apenas. Seja revestindo uma parede, aparadores no corredor, guarda-volumes no quarto das crianças, mesas de centro e muito mais!