Churrasco no apartamento: dicas para o melhor preparo

Há quem diga que uma pequena churrasqueira e algumas horas livres são um conjunto essencial para unir os amigos. Mas com tantas pessoas morando em apartamento, é preciso adaptar novas alternativas que não precisam do ar livre para concretizar esses momentos. Se você mora em um local com sacada e churrasqueira embutida, o exaustor e todo o sistema de dutos facilitam o processo de fazer um churrasco no apartamento, certamente. Mas se esse não é o caso, não se preocupe, é possível fazer o bom e velho churrasco de domingo sem preocupações!

Confira algumas dicas para preparar churrasco no apartamento:

1. Churrasqueira elétrica: sim ou não?

A falta de uma sacada com churrasqueira embutida não é motivo para desistir do cardápio tradicional no fim de semana. Para isso, uma alternativa que substitui as tradicionais são as elétricas. Se você já pensou nessa hipótese, saiba que ela é uma boa opção! O segredo para manter a carne com o sabor caseiro e tostado é usar a temperatura máxima do equipamento, assim o churrasco não corre o risco de cozinhar.

Outra dica para melhorar o sabor é tentar simular a queima da gordura que cai no carvão, colocando água na bandeja inferior da churrasqueira. Além de provocar o contato da carne com a gordura tostada, essa alternativa não provoca fumaça como acontece com o carvão e deixa o sabor como se fosse feito com ele.

2. Para aqueles que preferem a tradicional

Quem não dispensa um bom churrasco, provavelmente já escolheu um imóvel com churrasqueira na sacada na hora de adquirir o seu! Alguns empreendimentos já disponibilizam a estrutura em seus imóveis, como é o caso do Blanc Residence, empreendimento da Lumis no Estreito, em Florianópolis. Mas se você não tem a opção elétrica e o seu apartamento não oferece churrasqueira embutida na sacada, saiba que as tradicionais a carvão também podem ser construídas! Para isso, existem formas de prevenir a fumaça e controlar o fogo. No entanto, é importante garantir que isso não vá contra as normas do seu condomínio!

3. Como evitar a fumaça?

O segredo para diminuir toda aquela fumaça provocada pela churrasqueira a carvão se baseia principalmente na escolha da carne. Se você sempre optou por uma picanha suculenta com pedaços de gordura, saiba que essa não é uma boa opção para quem pretende fugir da fumaça no apartamento! Isso porque a própria gordurinha caindo no carvão é o que intensifica a fumaça. Nesse caso, escolha uma carne que não tenha tanta gordura concentrada.

Além do cuidado com a escolha da carne, outra forma de reduzir a fumaça é aproveitando as cinzas do churrasco anterior. Isso porque ela funciona como isolante e acaba controlando o fogo. Caso você não tem o costume de guardar esses resíduos, outra opção é colocar um pouco de areia no fundo da churrasqueira, que consegue o mesmo resultado.

4. Dica para evidenciar o sabor

Colocar diversos alimentos na grelha pode até ser um hábito comum nos churrascos de domingo, mas isso acaba misturando os sabores. Por isso, a melhor forma de intensificar o tempero da carne é deixando-a assar sozinha. Prepare uns petiscos, faça uma roda de conversa, o melhor churrasco é aquele feito sem pressa!

5. Depois do churrasco: como eliminar o cheiro do apartamento?

Seja na churrasqueira elétrica, em uma carvão, ou até mesmo na grill, é fundamental prevenir o cheiro no apartamento. Para isso, a dica é simples e rápida! Misture canela, cascas de laranja e 1 litro de água em uma panela, depois deixe no fogo fervendo com a tampa aberta. Essa receita funciona como um vapor aromatizante natural que tira todos os vestígios de churrasco e fumaça do apartamento!