Campeche: qualidade de vida próximo às melhores praias de Florianópolis

A um pouco mais de 10km do centro da cidade, perto das melhores praias da região e com toda a infraestrutura necessária para o comércio local, o Campeche tem se tornado um bairro em potencial crescimento. Uma mistura de tranquilidade com praticidade que acaba gerando mais qualidade de vida ao morador e um diferencial para aqueles que procuram imóveis na região. Por isso, o local tem recebido cada vez mais empreendimentos. Seja para o comércio, aluguel ou moradia, Campeche é considerado um bairro de amplo investimento, o que o torna bastante completo.

Um exemplo da diversidade nativa da região é a proximidade com a Ilha do Campeche, local considerado um dos ecossistemas mais ricos do sul do Brasil. Com a água mais cristalina de Florianópolis, esse é um forte ponto turístico da região. Além disso, a própria praia do Campeche oferece um espetáculo da natureza local, sendo anualmente o destino principal das baleias francas.

História

Para os amantes da literatura, a história do Campeche é um motivo de curiosidade. De acordo com os registros locais, duas versões explicam o nome dado ao bairro. A primeira, e mais conhecida pelos moradores, é a que ele foi criado pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Como o local abrigava um campo de pouso francês e Exupéry era um dos comandantes, eventualmente ele passava pela região e a chamava de Champ et Pêche, se referindo aos campos de pesca do local. Hoje uma das principais ruas do bairro possui o nome de uma obra do autor, a avenida Pequeno Príncipe.

A outra versão que também entra nos registros históricos é tão antiga quanto a colonização, que explica o nome por uma planta da região, a pau-campeche. Além de medicinal, ela era usada como tinturaria e era fonte de muita procura pelos colonizadores.

Lazer natural

Quando o assunto é lazer, o Campeche é um ponto de referência na cidade. Além da Ilha do Campeche, a própria praia local atrai anualmente banhistas de todos os lugares. Tanto para a prática de surf quanto para banho, ela oferece uma bela paisagem natural. Mas quem prefere a pesca ou um lugar para a prática de esportes também é contemplado com o espaço conhecido pelos moradores como Riozinho.

Mas não só de praias se resume o bairro Campeche. As trilhas são um atrativo para quem procura estar ainda mais perto da natureza, com níveis diferentes de dificuldade é possível contemplar todos os objetivos de aventura. Outra opção são as dunas locais, que oferecem mais de 121 hectares de área paisagística, tanto para esportes quanto caminhadas.

Comércio e Serviços

Ao longo das duas principais ruas, Avenida Campeche e Pequeno Príncipe, são encontrados diversos tipos de comércio e serviços. Desde grandes restaurantes até escolas, o local abriga estabelecimentos como supermercados, farmácias, bancos, entre outros. Além disso, a gastronomia é um ponto de destaque, principalmente próximo à praia, onde toda a especialidade em frutos do mar da região pode ser desfrutada.

Se você ainda não conhece o bairro Campeche, não deixe de planejar uma visita! Com as diversas atrações turísticas e naturais do local, é possível ter um dia programado para lazer em um local próximo a outros grandes bairros da cidade.