Biguaçu: invista em um dos municípios que mais crescem na Grande Florianópolis

Uma cidade urbanizada que divide seu território com um litoral praieiro e ao mesmo tempo com bairros rurais, certamente é uma boa escolha para quem procura qualidade de vida. Biguaçu é uma das cidades que mais crescem atualmente em Santa Catarina e, com um setor econômico amplo, abrange desde a pesca até a indústria, conseguindo atrair cada vez mais investidores. Seja para o comércio ou moradia, essa pode ser uma das cidades mais promissoras para investimentos na região da grande Florianópolis.

Com o último IDH registrado em 0,739 (IBGE 2010), os mais de 60 mil habitantes de Biguaçu acompanham o crescimento da região de perto. A cidade abriga toda a estrutura necessária para suprir as necessidades da população, seja no comércio, no lazer, ou até mesmo nas oportunidades de emprego. Com isso, aqueles que procuram uma moradia na cidade, encontram grandes chances de estabelecer uma rotina fixa na região.

História

Biguaçu é conhecido por ser um dos municípios mais antigos de Santa Catarina, iniciando a sua colonização com a chegada dos primeiros açorianos em 1747. Muitos traços permanecem ainda hoje, tanto na arquitetura quanto na rotina dos próprios moradores. O que traz um clima de tranquilidade ao local, já que apesar do crescimento da área comercial e industrial, a antiga cultura da pesca permanece no cotidiano do município.

Educação

Biguaçu não perde para os outros grandes municípios do estado quando o assunto é educação. Além da proximidade com as melhores universidades públicas do estado, UDESC e UFSC, a cidade conta com dois polos de uma das maiores universidades privadas da região. Na educação básica a cidade também é extensa, contando com cerca de 50 escolas, sendo a maioria de caráter gratuito.

Lazer e cultura

Biguaçu é um município com variedade em paisagens naturais, o que proporciona aos moradores diversas opções de lazer. Uma delas é a praia de São Miguel, ponto turístico da região conhecido pelas suas águas calmas e por ser um dos locais mais seguros para banho. Com uma paisagem repleta de barcos coloridos espalhados pela praia, a cultura açoriana inserida na cidade se torna evidente. Perto do local é possível conhecer a famosa rota gastronômica da cidade, uma rua repleta de restaurantes que expõe toda a especialidade dos frutos do mar inserida na cultura local.

Quem visita Biguaçu não pode deixar de conhecer também a Igreja de São Miguel. O local possui arquitetura açoriana e lá se encontra um sino doado pelo Imperador Dom Pedro II, em 1845, durante sua visita ao estado. A igreja fica na BR 101, com fácil acesso, junto ao Museu Etnográfico Casa dos Açores.

Para quem gosta de “voltar no tempo”, o Museu Etnográfico Casa dos Açores conta um pouco da história da região e da cultura açoriana, com a exposição de objetos, roupas, documentos e outras peças da época da colonização. Além da construção que abriga o museu, o local possui também uma área externa com árvores frutíferas.

Percorrendo o interior da cidade, alguns bairros como Três Riachos e Saudade, por exemplo, preservam uma ampla paisagem rural. Podendo proporcionar passeios em trilhas, cachoeiras e uma aproximação com a agricultura e pecuária, principais atividades econômicas desses locais. Próximo ao centro da cidade, cerca de 5km, é possível estar próximo da urbanização e ao mesmo tempo da vegetação natural.

Se você ainda não conhece Biguaçu, não perca a oportunidade de ver de perto um dos municípios que mais crescem na região. Com uma ampla variedade de lazer e paisagens tradicionais da cultura açoriana, é possível fazer um grande passeio pela cidade!