Benefícios de praticar exercícios ao ar livre

Seja para melhorar a saúde do corpo ou da mente, manter uma rotina de exercícios físicos faz parte da vida de qualquer pessoa. Mas se você costuma reservar esse tempo para longas horas na esteira, saiba que as atividades ao ar livre podem trazer ainda mais benefícios para o seu corpo! Além de estimular o relaxamento, praticar exercícios ao ar livre promove o contato com a natureza, fazendo com que você consiga absorver vitaminas essenciais para o organismo. O que faz dela uma ótima opção para melhorar os hábitos do dia a dia!

Confira alguns benefícios de praticar exercícios ao ar livre:

1. Aumento no nível de vitamina D – Ter uma quantidade suficiente de vitamina D absorvida pelo organismo é essencial para a saúde do corpo. Além de fortificar os ossos e dentes, ela ajuda no funcionamento do cérebro. Quem tem como hábito a prática de esportes ao ar livre garante uma absorção ainda maior desse componente, já que é o sol a principal fonte de vitamina D que o corpo recebe.

2. Redução nos níveis de estresse – A prática de exercícios físicos pode ser uma aliada para quem procura relaxar depois de um dia intenso de trabalho. Com menos de uma hora de atividade já é possível induzir a produção de endorfina no organismo, substância responsável pelo prazer e bem-estar. Se realizada ao ar livre os resultados são ainda maiores, já que em contato com a natureza, o corpo e a mente estão mais propensos a relaxar.

3. Maior rendimento – Entre uma caminhada no parque e outra na academia, certamente a primeira opção traz mais benefícios para o corpo. Além de melhorar o equilíbrio do cérebro, essa alternativa costuma render mais horas de exercícios para quem o pratica por ser menos exaustiva. Dessa forma, quem pretende buscar motivação, a melhor opção é começar ao ar livre!

4. Economia de tempo e dinheiro – Sem qualquer tipo de mensalidade ou gastos, a praticar exercícios ao ar livre pode ser uma boa solução para economizar. Além disso, se você precisa se locomover de carro até a academia mais próxima, é possível evitar esse transtorno escolhendo o parque do seu bairro para uma boa caminhada!

5. Maior gasto calórico – Diferente da esteira, uma corrida na praia costuma apresentar um ritmo desigual durante o percurso, seja pelas elevações do local ou estímulo corporal do próprio praticante. Nesse caso, é comum que o gasto calórico seja maior, principalmente em regiões de baixas temperaturas, que também interferem nesses resultados.

Você costuma praticar exercícios diariamente? Além de promover a saúde do corpo, essa é uma forma de prezar pelo seu próprio bem-estar. Então, aproveite os parques e áreas verdes próximos à sua casa para colocar a saúde física e emocional em dia! (;