Bairro Estreito: o local perfeito para trabalhar e viver

O bairro Estreito, em Florianópolis, é a mistura perfeita entre agitação e calmaria. Durante os dias de semana o grande fluxo de pessoas que passa pelo local garante movimentação para o comércio e serviços. Aos finais de semana, quando o fluxo é menor, os moradores podem aproveitar a tranquilidade e as belas paisagens do bairro, fazendo caminhadas pela beira-mar continental e frequentando bosques e parques.

De acordo com dados do último Censo demográfico, realizado em 2010, o bairro possui pouco mais de 7 mil habitantes. O número é pequeno se comparado com outros bairros da Capital, o que proporciona em algumas ruas a sensação de cidade interiorana, onde famílias inteiras moram próximas umas das outras e todos conhecem seus vizinhos. Apesar disso, o crescimento vem acontecendo de forma acelerada, valorizando a região e trazendo novos e modernos empreendimentos para o Estreito.

História

O Estreito durante muitos anos foi o balneário preferido dos moradores da Ilha de Santa Catarina. A dificuldade em acessar as praias do norte fazia com que as pessoas preferissem frequentar as praias continentais, onde podia-se chegar pelo mar. Após a implantação da ponte, em 1926, com ainda mais facilidade para chegar até o bairro, as casas de veraneio passaram a fazer parte da paisagem.

Nessa época também houve um crescimento no desenvolvimento econômico da região. Com investimento do poder público em redes básicas de energia elétrica, sistema de fornecimento de água e redes de esgotos, as pessoas passaram a não apenas frequentar o bairro no verão, mas também fixar moradia.

Em 1944, o bairro foi incorporado oficialmente à Florianópolis. Essa medida se deu por um decreto-lei promulgado por Getúlio Vargas, e levou em consideração a inferioridade territorial de Florianópolis frente a outras capitais, o crescimento populacional do bairro e a falta de assistência do município de São José à região.

Comércio e serviços

Ao longo de suas duas avenidas principais, Fúlvio Aducci e Araci Vaz Callado, é possível encontrar uma vasta área de comércio e serviços. Grandes supermercados como Angeloni, Imperatriz e Rosa possuem lojas no bairro, oferecendo qualidade e variedade para os moradores e trabalhadores. Além disso, inúmeros restaurantes também permeiam a área.

A localização também é um dos pontos fortes desta localização, pois permite fácil acesso tanto para quem vem da ilha, quanto para quem vem de municípios vizinhos.

Diversão

Estádio Orlando Scarpelli

Não podemos falar do Estreito sem falar no estádio do Figueirense Futebol Clube, localizado no coração do bairro. Em meados dos anos 1940, o clube mudou sua sede e a partir da doação do terreno pelo industrial Orlando Scarpelli pode construir o estádio e assim, nomeá-lo em homenagem ao donatário. Desde então a história do clube se confunde com a história do bairro, levando seu nome para todo o Brasil.

Bosque Pedro Medeiros

Outra atração divertida para toda a família é o Bosque Pedro Medeiros. O local possui uma ampla área verde com árvores nativas da Mata Atlântica, viveiros com animais, espaço para piquenique, área de lazer infantil e trilhas para caminhada. Um verdadeiro oásis na região continental e um programa cultural divertido para todas as idades. Lá também está o Museu do presépio, que guarda diversos modelos de presépios feitos de diferentes materiais.

Beira-mar continental

Concluída em 2012, a Beira-mar continental possui ótima estrutura e uma belíssima vista de Florianópolis. Com ciclovia e pista de caminha adaptada a deficientes visuais, o local é um convite ao lazer e à contemplação. O espaço é muito utilizado pelos moradores para a prática de esportes e também para grandes eventos, como o Réveillon.

Localização

De fácil acesso tanto para quem vem de Florianópolis quanto para quem vem de São José, o Estreito é um endereço privilegiado. Muito de seu crescimento ocorreu em decorrência da abertura da ponte Hercílio Luz, e com a futura reabertura desta via para pedestres o movimento no local deve ser ainda maior. A facilidade de locomoção pelo bairro é outro ponto positivo para quem deseja trabalhar ou morar na região. As principais vias são rápidas e diversas linhas de transporte coletivo têm passagem por lá.

O novo lançamento comercial da Lumis Construtora e Urbanismo está chegando no Estreito. O Black Office Class foi inspirado nas grandes capitais internacionais e é o endereço certo para quem procura a exclusividade. Cadastre-se no site para receber informações e condições especiais lançamento.