Aprenda como organizar os armários da cozinha com estes 5 passos

O armário de cozinha é um dos móveis que os moradores mais usam em uma casa ou apartamento, pois nele são guardados vários itens. Quer saber como organizá-lo para deixar o ambiente super limpo e agradável? Certamente essa tarefa vai demandar tempo, por isso é fundamental reservar um dia da semana.

Antes de iniciar a organização, é importante separar os utensílios que você mais precisa no seu dia a dia. Veja quais são os menos utilizados para que você possa inseri-los na parte superior do móvel.

Achou difícil? Fique tranquilo, pois com as nossas dicas relevantes, pode ter certeza de que vai ser muito prático. Vamos a elas?!

1. Limpe os armários

Antes de começar a organizar os objetos, retire tudo o que estiver dentro do seu armário e faça uma boa limpeza por dentro e por fora. Depois disso, quando o armário estiver totalmente seco, insira um tecido emborrachado para evitar que ele fique riscado com o tempo e que objetos como pratos e copos escorreguem.

2. Separe os itens por categoria

Separar por categoria é também uma dica muito importante. Se você guardar os itens em locais diferentes, certamente vai dificultar muito a sua vida na hora de encontrá-los. Então, o ideal é deixar os objetos que têm a mesma função sempre juntos. Vasilhas de plástico e suas tampas no mesmo local, pratos e copos reunidos, e por aí vai! 

3. Deixe as gavetas em ordem

Há uma forma bem tradicional que funciona perfeitamente por causa do uso. Na primeira gaveta, devem ficar os talheres utilizados no dia a dia; na segunda vão os utensílios usados para preparar as refeições e servir; e na terceira podem ir as toalhas e os panos de prato. 

Você pode se organizar da forma que preferir. O importante é escolher um ótimo organizador para que os objetos não fiquem jogados nas gavetas. Existem opções de separadores de talheres e cestos compridos para guardar os acessórios.

4. Aproveite bem o espaço

Se o seu armário de cozinha é bem pequeno, é essencial que você aproveite o espaço ao máximo. Para tanto, procure identificar corretamente o potencial de cada superfície e área na sua cozinha, inclusive paredes para uma possível prateleira, por exemplo.

Você pode utilizar organizadores para empilhar xícaras e copos, enrolar os panos de prato para que caibam em um só lugar, pendurar talheres maiores nas paredes e até guardar uma vasilha ou um pote dentro de outro, de acordo com os tamanhos.

5. Use etiquetas

Os mantimentos, como arroz, feijão, açúcar, sal e milho, devem ser organizados dentro de vários potes, sempre etiquetados, para que você saiba o que tem em cada um e não faça bagunça na hora que precisar.

Quanto ao acúmulo de potinhos de plásticos que praticamente todos têm em seus armários, bom, uma dica extremamente valiosa é colocar etiquetas com números correspondentes às tampas e aos potes. Separe cada um por formato, empilhe e tenha uma cestinha só para as tampas que serão agrupadas por ordem numérica. Muita praticidade e organização, não é mesmo?

Na cozinha, a organização do armário vai facilitar muito os serviços no momento de preparar os alimentos, alem, é claro, de deixar o trabalho de limpeza menos cansativo e muito mais ágil. Lembre-se de que existem alguns erros que você deve evitar ao organizar o seu armário, tais como:

  • não fazer um plano de organização;
  • arrumar e não organizar;
  • organizar por critério de estética e não por funcionalidade;
  • guardar objetos pensando que vai precisar um dia;
  • apertar itens no armário.

Ao contrário do que muitos pensam, manter esse móvel em ordem não exige muito investimento, afinal, como você viu, há vários macetes de como organizar o armário da cozinha gastando pouco. Então, anote todas essas dicas e coloque-as em prática para ter uma boa organização e manter tudo limpo na sua cozinha!

E aí, gostou do texto? Quer aprender mais com os nossos conteúdos? Então aproveite a visita em nosso blog para ler também o texto “Planejando quarto de casal com suíte e closet”!