Apartamento garden: o conforto de uma casa com a segurança de um apartamento

Diante de tantas opções, escolher uma moradia pode ser um motivo de dúvidas para quem procura um local que favoreça o conforto da família. São projetos com quartos maiores, áreas de lazer oferecidas pelo condomínio ou até mesmo apartamentos duplex. Cada diferencial é um passo à frente na decisão final de compra.

Mas um tipo de apartamento tem se destacado no mercado: aqueles que oferecem a possibilidade de desfrutar de um espaço externo incluído na área privativa do imóvel. Os chamados apartamentos garden geralmente ficam localizados nos primeiros pavimentos e conciliam a segurança de um apartamento com o conforto extra de uma casa. Desde jardins até espaços de lazer para reunir os amigos, a área externa desse novo tipo de imóvel deve ser preparada com criatividade pensando nas necessidades de cada morador.

Do apartamento térreo ao garden: o que mudou?

Pensando em aproveitar melhor esse espaço e oferecer um diferencial ao morador, os novos apartamentos passaram a incluir no projeto dos primeiros pavimentos uma área externa privativa. A união das características de uma casa com a segurança e facilidade de um condomínio resultou na estrutura de um apartamento garden. Essa inovação passou a oferecer ao morador a possibilidade de abusar da criatividade e planejar a sua própria área de lazer.

Sendo a procura principal de pessoas que possuem animais de estimação ou crianças, essa opção torna possível criar espaços externos com diferentes funcionalidades. Por exemplo uma churrasqueira para reunir os amigos, um parque para os filhos ou um simples jardim, com criatividade é possível oferecer grandes benefícios para a qualidade de vida de toda a família. Como consequência disso, os apartamentos garden são mais valorizados, já que poucos oferecem as mesmas características no mercado imobiliário.

As diferentes possibilidades de decoração

Ao finalizar a compra de um apartamento garden, é comum surgir a dúvida sobre o que fazer com o espaço externo oferecido. Diante de tantas opções, é preciso pensar na necessidade da família e na área disponível para a decoração. Uma alternativa para proteger esse local de diferentes condições climáticas é através do pergolado com cobertura de vidro, onde a iluminação não é afetada e o ambiente pode ser utilizado em qualquer variação do tempo. Em espaços maiores, optar por uma piscina também pode ser uma ótima escolha, no entanto, é preciso investigar se o condomínio autoriza esse tipo de alteração.

Outra possibilidade é adaptar um jardim. Com uma pequena horta com plantas frutíferas e diferentes tipos de flores, é possível proporcionar um contato maior com a natureza mesmo morando no tumulto das grandes cidades. Além de um benefício para saúde, essa é a melhor opção para quem tem crianças e animais de estimação, aumentando a sensação de liberdade.
Já aqueles que preferem um local para reunir a família e os amigos, adaptar um ambiente descontraído com churrasqueira, mesa e estofados pode facilitar qualquer confraternização. Nesse caso, o uso de coberturas é ainda mais importante para garantir a utilização do local em qualquer época do ano. Com um apartamento garden, além de contar com o salão de festas oferecido pelo condomínio, você pode ter o seu próprio espaço para comemorar momentos especiais.

Apartamento garden em Florianópolis

O San Blas Residence, no bairro João Paulo, em Florianópolis, oferece a opção de plantas de apartamento garden. Além disso, até determinado estágio da obra, você também pode personalizar a planta do seu imóvel. Para mostrar aos clientes como é bom morar em um apartamento garden, a Lumis Construtora e Urbanismo preparou uma unidade decorada no empreendimento.

As responsáveis pelo projeto são Karla Silva, design de interiores, e Silvia Monteiro, paisagista. O arquipélago de San Blas, no Caribe, serviu de inspiração para a dupla. “Aquela madeira surrada pelo sol, quase esbranquiçada, foi a nossa cor de pano de fundo. Os elementos naturais, como a fibra e a corda, se fazem presentes nos móveis. Já o verde, usado de forma pontual, remete ao mar do Caribe. O colorido das almofadas, objetos e decorações, veio das cores dos trajes da tribo indígena Kuna Yala, habitante do local”, conta Karla Silva.

Para completar o clima especial do garden, o jardim foi elaborado de forma que os moradores se sintam em contato direto com a natureza. “O jardim do apartamento garden foi inspirado na natureza, elementos vivos que nos fazem apreciar os nossos sentidos, trazendo bem-estar e tornando o ambiente acolhedor para os futuros moradores. Priorizamos colocar vasos com hortas trazendo mais aromas e temperos para este jardim”, explica Silvia Monteiro.

Quer conhecer a sensação de morar em um apartamento garden? Visite o apartamento modelo garden do San Blas Residence!