Acabamento de casa: saiba a importância de fazer boas escolhas

Construir uma residência envolve muitos detalhes, como definir o tamanho dos cômodos, a localização, entre outros que fazem a diferença. Contudo, há uma exigência comum, que é o acabamento de casa ou apartamento, que determina o sucesso final da construção.

De fato, esse fator é essencial e é o que faz muitos se decidirem por determinado imóvel na hora de alugar ou comprar. Por isso, considerar a escolha de bons materiais e caprichar nas finalizações ao construir uma residência garante, além da valorização, o conforto do morador e uma boa ajuda na decoração.

Confira, neste conteúdo, quais os principais acabamentos e a importância de fazer boas escolhas. Veja!

O que é o acabamento de um imóvel?

O acabamento de casa ou apartamento se refere à fase final de uma obra. Ou seja, são os últimos retoques e itens a serem instalados, como piso, pintura, rodapés e outras finalizações responsáveis pela conclusão da obra.

Na verdade, essa fase acaba sendo a mais demorada, visto que são muitos detalhes a serem definidos e há vários profissionais envolvidos nessa etapa. É nesse estágio que a residência vai ganhando a cara de “lar doce lar” e, daí para frente, é só pensar na decoração.

É importante ressaltar que trabalhos mal executados, como rejuntes com vãos entre os pisos, acabam por trazer acúmulo de sujeira e consequente dificuldade de higienização. Isso é altamente problemático em uma casa, podendo trazer retrabalhos, e o pior: riscos à saúde. São esses e outros acabamentos que precisam de muita atenção.

Quais os acabamentos que devem ser observados?

O acabamento é o principal responsável pela aparência de uma residência. Caprichar na escolha dos materiais, bem como na instalação e aplicação no imóvel, é o que define o bom ou o mal acabamento. Confira os principais itens que envolvem essa fase final de uma obra:

  • revestimentos de pisos e paredes;
  • rodapés;
  • pintura ou papel de parede;
  • projeto de iluminação;
  • cimento queimado (requer muita experiência para fazer bem feito);
  • colocação de armários/marcenaria;
  • soleira e batente das portas;
  • molduras de gesso;
  • assentamento e colocação de metais, louças e vidros.

Quais os benefícios do bom acabamento de uma casa ou apartamento?

Os itens que fazem parte desse estágio da obra, quando bem escolhidos, garantem mais conforto aos moradores — não deixando de lado, é claro, a estética do ambiente. Confira as vantagens!

Destaque na decoração

Qualquer projeto decorativo, quando feito em um imóvel com um bom acabamento, ganha mais destaque. Isso quer dizer paredes muito bem pintadas, louças de boa marca, pisos de qualidade e com a colocação impecável, entre outros que interferem, e muito, no resultado do décor.

Conforto para os moradores

Apesar de, em alguns casos, ser difícil, devido ao orçamento apertado, a instalação de itens de qualidade no acabamento de um imóvel confere mais conforto aos moradores. Exemplos disso são pisos, louças, metais de marcas reconhecidas, que conferem uma melhor experiência ao consumidor. Nessa etapa, é importante que o gosto pessoal dos moradores seja seguido.

Valorização do imóvel

O acabamento com uma execução bem feita e a escolha de itens com marcas consagradas no mercado contribuem para a valorização do imóvel. Projetos imobiliários bem finalizados, com todos os cuidados necessários, são excelentes atrativos para compradores. No entanto, é possível achar bons acabamentos a preços acessíveis sem que isso altere o padrão da obra.

Como você conferiu, o acabamento colabora bastante para o resultado de um projeto. No entanto, devemos considerar sempre o orçamento que temos em mãos. No caso de ser apertado, a dica é priorizar alguns itens para que no geral o trabalho fique bom.

Agora que você já sabe a importância de um bom acabamento de casa, entre em contato conosco e conheça nossos lançamentos. Escolha aquele que mais tenha a ver com o que precisa. Acesse nossa página e confira!