5 filmes e seriados para amantes da arquitetura

Não é de hoje que o cinema é uma das opções mais escolhidas do entretenimento. No entanto, além dessa posição, ele pode ser considerado também como uma grande fonte de conhecimento. Seja no drama ou na comédia, em filmes ou seriados, é possível encontrar diferentes abordagens sobre qualquer assunto, agregando uma fonte de novas ideias para amantes de todas as áreas. Na arquitetura não é diferente! Algumas obras investem tanto nos detalhes que acabam fazendo do cenário parte do enredo, chamando ainda mais a atenção do público.

Seja na hora de buscar uma nova inspiração para a decoração, ou até mesmo para complementar o seu interesse pelo assunto, os filmes podem ser grandes aliados. Por isso, separamos uma lista com as 5 opções que não podem faltar na lista de um amante da arquitetura. 

Filmes com diferentes cenários da arquitetura

1. Meia noite em Paris (2011)

O romance clássico de Woody Allen não tem o objetivo de falar da arquitetura em si, mas demonstra com clareza o charme único das construções parisienses nos anos 20. A trama se baseia em um casal de jovens que se hospeda em Paris e, com interesses diferentes, cada um aproveita a cidade da sua maneira. O noivo, interpretado por Owen Wilson, acaba fazendo um tour e visitando diversos locais, desde pontos turísticos até restaurantes comuns, o que nos leva a uma grande viagem de cor e arquitetura.

2. Medianeras (2011)

Para quem deseja ter contato com o lado dramático da arquitetura urbana, Medianeras pode ser uma boa opção. Misturando histórias de vizinhos que não se conhecem com um cenário de prédios que isolam cada morador no seu próprio apartamento, a trama acaba envolvendo totalmente o público. Para isso, o foco da obra são os desencontros de Martín (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López), um casal que, mesmo morando um em frente ao outro, acabam se conhecendo pela internet. Ambos moram em apartamentos sem janelas, o que representa o próprio título da história. Medianeras é o nome dado aos famosos paredões sem aberturas, ainda presente em muitas construções.

3. O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002)

Não só um clássico para os cinéfilos, mas também para os amantes da arquitetura, O fabuloso destino de Amélie Poulain é uma obra cheia de motivos para entrar na sua lista de filmes. Repleto de ideias para decorações no estilo retrô, o filme envolve o telespectador na história de Amelie, que ao tentar fazer o bem para os outros consegue encontrar o amor para si mesma. Ao longo da trama, é possível perceber como as cores de cada ambiente interferem na história, mostrando o objetivo por trás de cada escolha.

Principais seriados para aprender mais sobre construção e arquitetura

1. Grand Designs (1999)

Essa pode ser uma opção digna de maratona para quem tem interesse no assunto, tanto na arquitetura em si quanto nas dificuldades de uma obra. Grand Designs é um seriado que acompanha diversas famílias no processo de tirar grandes projetos arquitetônicos do papel para a construção das suas próprias casas. Aos poucos, percorrendo diversos desafios, o terreno escolhido por cada um é preenchido por residências fantásticas, nos permitindo ter contato com novas ideias a cada episódio.

2. Abstract: A arte do design (2017)

Fugindo um pouco da arquitetura em si para percorrer um conjunto de projetos que caminham lado a lado, Abstract mostra ideias de grandes profissionais, desde a fotografia até a construção. De forma simples, o seriado percorre a rotina de criação de cada artista, mostrando o quanto cada área se interliga em todo o processo. Uma ótima opção para acender a criatividade e conhecer todas as etapas de uma criação arquitetônica e artística.