5 dicas para uma construção sustentável

A rotina de uma obra é sempre cheia de escolhas, seja pelo número de quartos ou quantidade de material. Mas você já parou para pensar em formas que possam deixá-la mais sustentável? Além de ajudar o meio ambiente, essa atitude gera benefícios para a própria construção, já que o aproveitamento de recursos naturais consegue reduzir os gastos dos moradores no futuro. Escolhas simples como separar o entulho do canteiro ou adequar um encanamento próprio para a captação da chuva podem fazer toda a diferença para o planeta!

Confira algumas dicas para implementar a sustentabilidade no seu projeto:

1. Posição dos ambientes

O projeto é a primeira etapa de uma obra, pois é nele que todos os detalhes da sua execução são definidos. Por isso, é importante estar atento e priorizar opções que façam a diferença no futuro, como o aproveitamento de recursos naturais para o conforto e economia dos moradores. A posição escolhida para cada ambiente interfere bastante nesse quesito, pois é ela a responsável pela ventilação e quantidade de iluminação natural dos ambientes.

Além de um número de aberturas que aumentem a circulação de ar, a disposição dos cômodos deve ser analisada de acordo com o clima da região. Quando a frequência do frio for maior, é interessante definir as áreas da casa com maior circulação voltadas para o lado norte, onde o sol tem maior incidência. No caso contrário, em climas quentes, proteções que consigam produzir sombra nos ambientes podem aliviar o calor. Além de diminuir o uso de aparelhos que reduzem ou aumentam a temperatura dos cômodos, é possível contar com iluminação natural.

2. Organização no canteiro de obras

Os resíduos e restos de materiais normalmente fazem parte da rotina de um canteiro de obras. No entanto, é importante que todos que acompanham a execução estejam cientes sobre a separação do entulho. Além de ajudar o meio ambiente reciclando o que sobra, é possível controlar de uma forma mais eficiente o desperdício de material na obra. Comece a transmitir essa ideia no seu canteiro!

3. Área verde

Um jardim florido ou uma árvore que agregue sombra no terreno são bons aliados na hora de planejar o conforto da construção. Além de fugir do clima urbanizado das grandes cidades, uma residência que possui uma área verde ao seu redor consegue filtrar o ar de forma mais natural, proporcionando bem-estar e saúde aos moradores e uma vegetação a mais para o ambiente.
Nesse caso, é importante também escolher bem o local onde você vai construir a sua casa. Alguns empreendimentos horizontais contam vários espaços de área verde e de convivência, que trazem mais qualidade de vida para você e sua família.

4. Tijolo ecológico

Baseados em uma mistura de solo, cimento e água, os tijolos ecológicos tem como objetivo a sustentabilidade em toda a sua produção, principalmente por não utilizar a queima. Dessa forma, além de evitar a poluição do meio ambiente, o material ecológico acaba sendo até 6 vezes mais resistente por ser feito a base de pressão. Outro benefício é a menor quantidade de cimento e madeira que ele exige na obra, o que gera uma economia em toda a construção.

5. Captação da chuva

Lavar calçadas, carros ou molhar as plantas são atividades que não necessitam de água filtrada. Por isso, o aproveitamento da chuva reduz os gastos nesses casos e ainda ajuda na economia de água potável. A instalação é baseada em um sistema de dutos, calhas e condutores que direcionam a água captada para um reservatório. Com uma atitude simples você colabora com o planeta e implementa uma forma de diminuir os custos no futuro!