5 dicas de como preparar o ambiente externo para receber convidados

Para reunir os amigos não é necessário uma data especial ou lugar específico, um simples happy hour no fim do dia pode ser uma boa alternativa para relembrar momentos importantes. Nessa hora, quem conta com uma área externa a mais, acaba tendo mais facilidade em proporcionar conforto aos convidados. Por isso, com a data marcada chegando, é essencial manter uma organização prévia para evitar imprevistos, seja com alimentação, bebidas ou preparo do ambiente. Quando o local escolhido é na área externa, é importante adequá-lo principalmente às diferentes condições climáticas possíveis.

Veja algumas dicas importantes para preparar a área externa antes de receber os seus amigos:

1. Cobertura ou proteção

Nada mais frustrante do que ter todos os convidados acomodados no jardim e um vento repentino atrapalhar a confraternização. Por isso, é importante ter um local coberto reservado para esse tipo de imprevisto. Além disso, quando o problema é o calor, dificilmente os convidados se sentirão confortáveis sem alguma proteção solar em um dia quente de verão. Nesse caso, os toldos desmontáveis são sempre uma boa alternativa. Além de práticos, eles podem ser um acessório a mais para quem costuma receber visitas no ambiente externo.

2. Conforto e decoração

Ao organizar o ambiente, é interessante conciliar o conforto com a decoração. Além de cadeiras adequadas, outra alternativa simples e agradável é colocar algumas almofadas grandes acompanhadas das tradicionais toalhas de piquenique. Quando o assunto é o modo de servir os alimentos, certamente é mais atrativo expor e preparar a refeição no ambiente com os convidados. Espalhar recipientes com frutas e deixar uma churrasqueira aquecendo aperitivos no local podem ser alternativas bastante aconchegantes.

3. Acessórios que não podem faltar

Por mais que o ambiente esteja protegido com alguma cobertura, as toalhas de mesa podem ser uma preocupação diante do vento externo. Por isso, é importante deixar reservado alguns fixadores de toalha, além de acessíveis eles resolvem o problema com facilidade. Outro objeto simples que pode auxiliar no conforto são os tradicionais baldes de gelo para armazenar bebida. Com eles é possível manter a bebida gelada no ambiente por mais tempo e, além disso, deixar uma quantidade a mais disponível para os convidados.

4. Repelentes naturais

Em ambientes externos é comum a presença de mosquitos, principalmente em locais com bastante vegetação. Além disso, os tradicionais repelentes não são recomendados para todas as pessoas, como gestantes e crianças. Dessa forma, a procura por opções naturais pode ser mais eficiente para todos. Velas de citronela, óleos de semente de nim ou de lavanda são alternativas que resolvem o problema assim como um repelente comum, porém de forma mais saudável.

5. Tipos de louças

As louças descartáveis, sejam elas de plástico ou papelão, costumam dar mais praticidade em eventos com um número maior de pessoas. No entanto, elas não são a melhor opção quando a comemoração é em uma área externa, isso porque o peso reduzido pode ser um problema diante do vento. Dessa forma, é importante se prevenir escolhendo louças mais pesadas, como as tradicionais peças de vidro.

Seja um churrasco no almoço de domingo ou um happy hour no fim da semana, com criatividade é possível criar espaços externos aconchegantes e preparados para qualquer imprevisto! Como o objetivo é interagir com os convidados e criar momentos especiais, uma organização prévia é fundamental. Com alguns cuidados, cada detalhe pode fazer diferença e transformar essa data em uma lembrança a mais com os seus amigos!