3 perguntas que devo fazer para o corretor antes de comprar um terreno

Mesmo quando uma propriedade parece perfeita, há muitas perguntas que você deve fazer antes de fazer o investimento. Ao comprar terreno, há algumas coisas a que você deve prestar atenção e esclarecer junto ao corretor.

Por isso, selecionamos 3 perguntas que abrangem os tópicos mais importantes para quem deseja investir em um bom terreno. Dessa forma, você pode garantir que a sua propriedade valha cada centavo. Continue a leitura!

1. Quais atividades podem ser realizadas no terreno?

Os princípios que nos permitem entender como podemos utilizar um terreno são gerenciados pela Lei de Zoneamento da sua cidade. Essa lei oferece a divisão do município em locais com diretrizes próprias, as quais devem ser consideradas durante o projeto de uma residência ou empreendimento.

2. Qual área pode ser utilizada para a construção?

Toda a área do terreno pode ser utilizada para construção, desde que não haja canalização hidráulica subterrânea, faixas de alta tensão, faixa de domínio de estradas ou avenidas ou estradas, intenção de abertura de novas vias etc. Nesse caso, é fundamental levar em conta esses dados antes de investir em um terreno nessas condições.

Em contrapartida, uma área menor gera IPTU mais baixo, embora esse tipo de lote seja mais desafiador em questão de construção, já que o espaço é reduzido. Já em um terreno grande, você terá muito mais aproveitamento para o uso geral, facilitando a criação de uma área verde, piscina, entre outras comodidades. O ideal é encontrar um terreno que atenda às suas necessidades.

3. Como verificar a regularidade do lote?

Ao fazer a pesquisa do terreno que deseja comprar, é preciso lembrar-se de conferir se o loteamento foi devidamente aprovado pelos órgãos responsáveis na prefeitura do seu município. Veja, por exemplo, se ele não está localizado em área de proteção ambiental, como mananciais. Outro ponto a ser avaliado é se existe alguma restrição para obras no local.

É uma boa ideia saber o que está acontecendo nos terrenos próximos. Por exemplo, as propriedades da redondeza estão em processo de desenvolvimento? Houve problemas ou riscos ambientais com seus vizinhos? Isso ajudará você a conhecer o ambiente e saber o que esperar do seu lote.

Com a Costa Sul você pode ficar despreocupado, já que todos os loteamentos são 100% regularizados e com a aprovação das prefeituras dos municípios.

Agora que você já tem a lista de dúvidas em mãos, pode entrar em contato conosco para escolher o melhor terreno. Basta acessar nosso site e conferir todas as opções de loteamentos na Grande Florianópolis!