3 dicas incríveis para buscar imóvel na internet com mais eficiência

O ambiente virtual se tornou aliado dos consumidores em uma série de processos. Por meio de e-commerces e até das redes sociais, é possível adquirir produtos, contratar serviços e fazer negociações. As facilidades da rede são tantas que muita gente tem optado por comprar imóvel pela internet.

Você já considerou essa possibilidade? Se ainda tem dúvidas, acompanhe os próximos tópicos e descubra como fazer uma pesquisa de qualidade!

1. Procure em sites específicos

Difícil não recorrer ao Google para buscar imóvel na internet, certo? Embora seja uma ferramenta incrível, não deve ser utilizada de maneira aleatória. Ou seja, não adianta simplesmente jogar as palavras no campo de pesquisa e aguardar os resultados. É preciso recorrer a sites especializados.

Portais imobiliários, páginas de imobiliárias e sites de construtoras são bons exemplos de endereços focados na compra e venda. A vantagem é que muitos oferecem filtros para o visitante realizar uma busca avançada a fim de procurar opções de acordo com determinada faixa de preço, tipo de localização, tamanho etc.

Outro ponto positivo está na segurança proporcionada por essas plataformas. Afinal, são reconhecidas no mercado e trabalham apenas com assuntos que envolvem transações imobiliárias. Por meio delas, você valoriza seu planejamento financeiro e pode investir com mais tranquilidade.

2. Leia a descrição completa

Os sites concentram inúmeros anúncios e bastante informação. Logo, é preciso ter paciência e ler as descrições contidas em cada proposta para não perder dados importantes que possam interferir em sua tomada de decisão. Veja algumas características que você precisa observar antes de comprar imóvel pela internet a seguir.

Endereço

Muitos sites informam a localização das casas e apartamentos por meio de pontos de referência. Porém, esse dado pode ser aproximado e não representar o endereço exato da construção. O ideal é confirmar tal informação para ter certeza sobre o local (bairro e rua).

Data do anúncio

Com tantos tipos de imóveis exibidos nos sites, é esperado que anúncios antigos e recentes se misturem. Por isso, observe a data de publicação de cada proposta para ter a certeza de que as informações divulgadas ainda correspondem ao bem apresentado.

Opções postadas há muito tempo já podem ter sofrido alterações (reformas, por exemplo) ou não estarem mais disponíveis. Determinadas ofertas, inclusive, só valem para um período específico e podem ter seus valores alterados após alguns meses. Confirme sempre!

Medidas dos cômodos

Dependendo dos efeitos das fotos, algumas imagens podem dar a impressão de que os ambientes são maiores ou menores. Para evitar desalinhamentos, é fundamental conferir as medidas de cada cômodo do imóvel. Esse cuidado permitirá ter uma noção do espaço disponível para saber se a moradia abrigará a família com conforto.

3. Não se contente com fotos

As imagens são ótimos recursos para ter uma noção da configuração e do layout de diferentes áreas. Ainda assim, você não deve se limitar às fotografias ao buscar imóvel na internet. Isso porque elas não permitem observar itens menores, a qualidade de acabamentos e outros detalhes relevantes.

O ideal é agendar uma visita ao imóvel para ver tudo de perto e ter certeza sobre a escolha. Já pensou comprar um apartamento e descobrir, mais tarde, que seus principais ambientes não recebem luz solar ou ventilação suficiente?

Se o objetivo é investir em uma unidade na planta, a dica é aproveitar recursos como tours virtuais e simuladores de vista. Por meio de ferramentas específicas, como maquetes eletrônicas e vídeos interativos, é possível entender como a luz natural se comportará dentro do local de moradia.

Conseguimos deixá-lo mais confiante para comprar imóvel pela internet? Procure considerar mais de uma opção para ampliar suas possibilidades e comparar benefícios. Em todo caso, desconfie de valores ilusórios e conte com a ajuda de uma equipe capacitada para fazer a negociação da melhor maneira possível.

Quer mais conteúdos sobre o assunto? Leia o próximo artigo e descubra práticas eficientes para fazer uma proposta de compra de imóvel!